PÉ TORTO CONGÊNITO (PTC)

Dra Sandra Jabur Wegner

O PTC é definido como uma deformidade caracterizada por mau alinhamento complexo do pé, que envolve partes moles e ósseas, com deformidade em eqüino e varo do retropé, cavo e adução do médio e antepé.

Pé torto congênito, também chamado de pé torto equinovaro, é uma má formação congênita onde o bebê nasce com o pé virado para dentro, podendo ocorrer em um só pé ou em ambos.

Embora o pé torto congênito seja uma das deformidades congênitas mais comuns dos membros inferiores, ainda há controvérsias com relação à etiologia e ao tratamento. Apesar da frequência relativamente alta, o tratamento é desafiador, pois objetiva obter um pé funcional, flexível e indolor, com resultados permanentes.

A correção da deformidade requer habitualmente tratamento cirúrgico, complementado por fisioterapia.

A Fisioterapia Aquática proporciona um relaxamento de todas as estruturas do complexo do pé através da água e sua temperatura mais elevada durante o tratamento, assim facilitando todo trabalho de mobilização articular e liberação miofascial de toda a musculatura envolvida, diminuindo a rigidez e facilitando o alongamento.

Através de atividades lúdicas estimulamos o bebê a realizar movimentos de pernas e pés, fortalecendo o musculatura, trabalhando o equilíbrio, facilitando a marcha e contribuindo para usufruir plenamente do tratamento cirúrgico.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s