Pé plano ou pé chato

Dra Sandra Jabur Wegner

Os desequilíbrios musculares decorrentes de sobrecargas e má distribuição do peso corporal alteram consideravelmente os arcos plantares, comprometendo suas funções de absorção de impactos e diminuem sua mobilidade. O pé plano é o desabamento do arco plantar.

A maioria das crianças entre 3-6 anos apresentam os pés planos, que normalizarão, em 80% das vezes, ao longo do crescimento. Uma pequena parcela destas crianças manterá o arco do pé aplainado e serão adultos com pé chato.

Embora esta patologia seja mais comumente encontrada em mulheres na 5ª e 6ª década de vida, ela pode ser vista também em outras idades, assim como em homens.

O tratamento da água é indicado pela diminuição ou anulação da força da gravidade pelo empuxo. O paciente pode caminhar numa profundidade ideal e o empuxo e a pressão hidrostática ajudam na circulação de retorno, diminuindo a dor.

Após a diminuição do quadro de dor é realizado um fortalecimento global junto com o alongamento da musculatura do pé, tornozelo, calcanhar e perna.

É utilizado o método Bad Ragaz para fortalecer e alongar, reequilibrando todas estas estruturas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s