FRATURAS EM IDOSOS

Dra Sandra Jabur Wegner

Assim como muitos países do Terceiro Mundo, o Brasil vem experimentando um importante crescimento de sua população de idosos (Kalache et al., 1987)

As quedas são reconhecidas como um importante problema de saúde pública entre os idosos, em decorrência da freqüência, da morbidade e do elevado custo social e econômico decorrente das lesões provocadas.

É a causa mais comum e importante de morbidade e mortalidade na terceira idade. A propensão a quedas está relacionada, por um lado, ao declínio das funções neurológicas (maior tempo de percepção e reação a desequilíbrios), conseqüente ao envelhecimento ou a patologias do cérebro ou ainda ao decréscimo da visão. No caso da catarata, há uma perda da noção de profundidade. Por outro lado, a fraqueza muscular e óssea das pernas, igualmente decorrentes do envelhecimento ou de patologias, as tornam incapazes de sustentar o corpo e de retomar a posição equilibrada, contribuindo à ocorrência de quedas. Lembremos a osteoporose entre as patologias ósseas.

A fisioterapia aquática tem um papel primordial na prevenção de quedas através de atividades e exercícios específicas aproveitando a resistência e o desequilíbrio que a água oferece, onde são desenvolvidos força muscular, equilíbrio e aumento da massa óssea. Ademais, na água, o idoso não tem receio de cair e se torna mais ousado nos exercícios, indo até o limite do equilíbrio. A água aquecida é também um ambiente prazeroso e lúdico, atraindo e mantendo o idoso na realização das atividades. O idoso, mais seguro e mais independente no seu dia a dia, ganha em qualidade de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s