DISFUNÇÃO TORÁCICA

Dra Sandra Jabur Wegner

A dor na região torácica pode decorrer de diversas causas. Vamos nos ater desta vez àquelas provenientes de bloqueios de mobilidade ou sensibilidade das articulações vertebrais proveniente de múltiplas causas, como traumas, movimentos repetitivos, sobrecargas, alterações posturais, dentre outros. Os problemas vertebrais afetarão as articulações: facetárias (espondilites), discais (discopatias) e costelas. Quando acomete as articulações entre as vértebras e as costelas, os sintomas podem estar associados à mecânica ventilatória.

A fisioterapia aquática através dos efeitos mecânicos da água (flutuação e pressão hidrostática) tem papel muito importante, auxiliando e fortalecendo a mecânica respiratória, atuando nas algias e aumentando a capacidade pulmonar devido ao fortalecimento da musculatura do tronco, facilitando e eliminando as disfunções torácicas

A temperatura da água e os alongamentos em ambiente de diminuição da força da gravidade diminuem a dor e facilitam os movimentos do tronco, eliminando a rigidez.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s