RUPTURA DO TENDÃO CALCÂNEO/ AQUILES

Dra Sandra Jabur Wegner

Uma rotura ou ruptura do tendão de Aquiles ocorre quando o tendão se “rompe ou rasga” levando a separação ou descontinuidade nos tecidos que compõem o tendão.
Uma espécie de “cordão” ou “fita” fibroso que conecta o músculo ao osso chama-se tendão, o de Aquiles/ Calcâneo é o maior e mais forte tendão do corpo.

O diagnostico é feito pelo medico ortopedista com o auxilio de exames complementares.

Dor súbita e severa pode ser sentida na “parte de trás” do tornozelo; edema (inchaço) e rigidez podem ser seguidas por contusões e fraqueza; uma descontinuidade (“gap”) ou depressão (vazio) pode ser sentida e vista no em “pontas de pés” do lado afetado…
Estes são uns dos sinais e sintomas de ruptura do tendão de Aquiles.

Acreditam que a frequência destas lesões tem aumentado nos dias atuais devido a busca de um melhor condicionamento físico e ao aumento da pratica esportiva por indivíduos de meia idade e idosos.

Embora possa ocorrer em qualquer idade, estas lesões são mais frequentes entre a terceira e a quinta décadas de vida, com predominância evidente no sexo masculino.
Normalmente, são mais frequentes, nos chamados atletas de final de semana.

Tratamento conservador, tem bons resultados em pacientes acima de 30 anos de idade, data a necessidade de imobilização absoluta, segundo os ortopedistas entre 6 e 8 semanas.
Após este período iniciamos trabalho de mobilização articular do tornozelo e estruturas adjacentes afim de restaurar a movimentação normal da articulação, liberação miofascial… tudo isso associado ao ambiente aquático, permite um melhor relaxamento através da temperatura da água, redução de carga de peso corporal devido ao empuxo.

A fisioterapia aquática iniciará com exercícios suspensos sem carga corporal, seguindo com o treino de marcha o mais precoce possível sem carga, na parte mais funda, e aos poucos, o paciente começa a caminhar na parte mais rasa, com maior descarga de peso sobre o membro afetado.
Evoluindo para um trabalho de fortalecimento e funcionalidade.

_ARY8311

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s