LABIRINTITE

Dra Sandra Jabur Wegner

A labirintite é uma inflamação que atinge o labirinto e o equilíbrio corporal. No Brasil, não existem dados estatísticos disponíveis sobre o número de pessoas acometidas, mas estima-se ser um problema que afeta parte significativa da população.

O labirinto é uma estrutura que faz parte do ouvido interno, sendo responsável pelo mecanismo do equilíbrio onde ocorre o deslocamento de cristais, causando tonteiras, náuseas e desequilíbrio.

Os primeiros sintomas da labirintite estão relacionados ao equilíbrio, zumbidos nos ouvidos, dor de cabeça, náuseas e até vômitos nas crises mais agudas. “Muitos pacientes procuram médicos, psiquiatras e oftalmologistas, quando, na verdade, possuem transtornos relacionados ao labirinto, e quando isso ocorre a cura é quase 100%.

As mulheres são mais acometidas, mas a doença atinge também crianças e homens, em todas as idades. São mais de 200 tipos de doenças do labirinto e existem mais de duas mil causas possíveis ao avanço da fisioterapia como ciência, as pessoas podem se livrar daquele zumbidinho desagradável no ouvido.

O movimento da água por si só estimula e trabalha o labirinto.

A fisioterapia aquática é indicada fora da crise. Inicialmente com exercícios simples de equilíbrio utilizando a instabilidade da água. Acompanhar com os olhos, os objetos se deslocando na água. Os exercícios vão evoluindo incluindo movimentos rotacionais suaves de cabeça e com atividades mais complexas com objetivo de chegar à estabilidade e à cura total da labirintite.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s